Cursos

Curso de Formação em Filosofia Clínica

Este é um curso de formação. Você sairá com um amplo domínio do método da Filosofia Clínica, para a sua vida, para as suas atividades ou para o atendimento clínico.

A Filosofia Clínica é uma terapia baseada na tradição e no rigor da filosofia. Nada mais razoável do que trazer esses conhecimentos para ajudar nas difíceis questões da vida.

Cada um aproveitará essa experiência a seu modo. A nós caberá articular esses saberes com o conteúdo denso e apaixonante da Filosofia Clínica, numa forma clara, aberta, questionante e implicada com a ética clínica.

O nosso olhar, a nossa escuta, tem uma tonalidade própria, diferente, vinda de nossas experiências. Este é o curso de formação no nosso modo de enxergar e pensar a Filosofia Clínica.


Base teórica – forma Especialista em Filosofia Clínica
Turma 1 – maio de 2018 a novembro de 2019 – em andamento
Turma 2 – fevereiro de 2019 a agosto de 2020 – inscrições abertas

Habilitação à clínica – forma Filósofo Clínico
Turma 1 – início agosto 2019
Turma 2 – início março 2020
Para realizar a Habilitação à clínica, o aluno deve ter realizado a Base Teórica obrigatoriamente.

PROFESSORES
Cláudio Fernandes
[FClínica/Inst Packter; Filosofia/USP] filósofo clínico, psicanalista
Gláucia Rita Tittanegro
[FClínica/Inst Packter; docPUG/Roma; pós-doc FSP/USP] professora universitária, pesquisadora saúde pública, filósofa clínica, consultora
Paulo Roberto Grandisolli
[FClínica/Inst Packter; Filosofia/UCMG; GSS-FSP/USP] filósofo clínico, professor, administrador serv saúde, consultor

Sobre o Recanto da Filosofia Clínica
Recanto da Filosofia Clínica é o nome pelo qual é conhecido o Instituto Paulista de Filosofia Clínica, de São Paulo-SP, que se estabeleceu como um espaço de troca para a Filosofia, para a Clínica e para a Filosofia Clínica – FC. Entre estes modos de troca está o de formação de Filósofos Clínicos.

Na formação em Filosofia Clínica constituiu-se como um centro de referência. Para isso segue com rigor o método desenvolvido pelo Prof. Lúcio Packter, criador da FC, sem abrir mão da experiência provinda dos debates e reflexões, nos últimos 15 anos, de seus membros e daqueles dos Centros de Filosofia Clínica espalhados pelo país, com os quais mantém afinidades.