Curso de Formação e outros

Oferecemos os seguintes Cursos:

Curso “Noções Gerais de Psiquiatria para Terapeutas”

Serão 3 encontros que visam oferecer recursos práticos para lidar com as várias situações ligadas à Psiquiatria que aparecem no consultório dos clínicos e terapeutas.  No primeiro encontro a ênfase será será sobre aspectos ligados ao diagnóstico psiquiátrico, e as principais patologias que se tornaram de domínio público (bi-polar, esquizofrêncio, depressivo etc), procurando mostrar os seus sintomas e apontar noções acerca de “doenças não-psiquiatricas”, de origem física, com sintomas semelhantes; no 2o encontro uma descrição dos principais tratamentos psiquiátricos focando as medicações e suas indicações para cada grupo de patologia, buscando descrever seus mecanismos de de ação, os efeitos esperados e os adversos, além de tratar o fenômeno da hipermedicalização e dos modos possíveis de trabalho conjunto com a terapia; e no 3o encontro se trará casos clínicos para ilustrar como na prática se interpenetram os diagnósticos e os tratamentos psiquiátricos com as diversas formas de terapia; se buscará, nesta fase dar muita atenção ao diálogo e à discussão de pontos de vista diferentes, com vistas a trazer elementos que facilitem a compreensão dos fenômenos que ocorrem  no cotidiano da prática clínica.

O Curso será dado pelo dr.  Genisson Angelo Guimarães,  médico psiquiatra, filósofo clínico, professor e escritor, com ampla experiência clínica.